Trabalhos Acadêmicos

 

Normas para submissão de trabalhos


1 - Datas e prazos


Até 30 de abril de 2024, às 23h59 - Prazo para submissão dos trabalhos científicos

03 de junho de 2024 – Divulgação dos trabalhos aprovados.

01 de julho de 2024 – Divulgação dos dias, horários e modalidades de apresentação

dos trabalhos aprovados.

2 - Como submeter seu trabalho


2.1 Preencha o Formulário de Inscrição do congresso, neste momento não é obrigatório efetuar o pagamento da sua inscrição.

2.2 Realize o pagamento da taxa de submissão de trabalhos de acordo com a quantidade de trabalhos que você vai submeter. Sendo o valor de R$ 30,00 para enviar 1(um) trabalho e de R$ 60,00 para enviar 2(dois) trabalhos.

2.3 Após a compensação do pagamento da taxa de submissão o Formulário de Submissão de Trabalhos ficará disponível em sua Área do Inscrito. O prazo para este processo é de até 3 (três) dias úteis.

2.4 Só poderão ser apresentados os trabalhos aprovados cujos seus autores principais estejam com a inscrição no congresso paga.

3 - Regras para submissão de trabalhos


3.1 - Cada pesquisador poderá enviar até 2 (dois) trabalhos como primeiro autor para o XXV COBRAF. No entanto, o pesquisador poderá ser coautor de outros resumos, sem restrição de quantidade.

3.2 - Serão aceitos resumos escritos nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa.

3.3 - Serão aceitos trabalhos originais, trabalhos oriundos de projetos de extensão, relatos de caso e revisões sistemáticas com ou sem metanálise.

3.4 - Não serão aceitos protocolos de estudos e relatos de experiência, exceto para os trabalhos no eixo específico de Gestão e Inovação em Fisioterapia em que serão aceitos relatos de experiência.

3.5 - Trabalhos que envolvam seres humanos, incluindo relatos de caso, devem ter sido realizados de acordo com a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, e a Resolução 510 de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O número de aprovação (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética – CAAE) deve ser indicado no local especificado do formulário de submissão.

3.6 - Os trabalhos oriundos de projetos de extensão que envolvam questionários, coleta de dados em prontuários, ou entrevistas também devem apresentar número de aprovação (CAAE). Em respeito aos estudos com animais, eles devem estar em acordo com as Portarias e Regulamentações pertinentes adotadas pela Comissão de ética no uso de animais (CEUA) e/ou com o “Guide for the Care and Use of Laboratory Animals; Institute of Laboratory Animal Research; Commission on Life Sciences, National Research Council, Washington/EUA”, e o número de registro na CEUA deve ser indicado no local especificado do formulário de submissão. Não serão aceitos trabalhos originais ou relatos de caso com seres humanos ou animais sem o número do CAAE ou registro na CEUA, respectivamente.

3.7 - Para garantir a organização dos Anais e o índice de autores, liste o nome dos autores de forma consistente ao longo de todos os resumos em que você aparece como um autor.

3.8 - O primeiro autor deverá ser o apresentador do trabalho no XXV COBRAF.

3.9 - A taxa de submissão para cada resumo será de R$ 30,00 (trinta reais) e não será reembolsável (mesmo nos casos de rejeição e de duplicidade de submissão). As orientações para efetuar o pagamento estarão detalhadas no sistema, no ato da submissão. Certifique-se que o mesmo resumo não foi submetido mais de uma vez.

3.10 - Verifique o correto preenchimento do formulário de submissão. Uma vez submetido, o resumo não poderá ser editado.

3.11 - Todos os trabalhos submetidos serão analisados por revisores ad hoc. A decisão final de aceitação dos trabalhos é exclusiva da Comissão Científica do XXV COBRAF.

3.12 - Apresentações relacionadas a produtos comerciais devem se concentrar nos aspectos fisiológicos e/ou aplicados e não sobre o produto ou sobre os seus aspectos comerciais. Além disso, ressalta-se que a apresentação deve propiciar uma discussão completa da validade científica e/ou terapêutica dos benefícios e os riscos do produto, quando couber;

3.13 - O formato de apresentação do trabalho será definido pela Comissão Científica, podendo o trabalho ser enquadrado nas modalidades:

3.13.1 - Oral

3.13.2 - Pôster

3.14 - Baseando-se na avaliação dos pareceristas e em sua qualidade, a comissão científica reserva-se o direito de realocar um trabalho para outra modalidade de apresentação.

3.15 - No ato do envio do trabalho, o autor deverá classificar o trabalho em um dos eixos específicos e em um dos eixos transversais por meio da seleção de descritores pré-estabelecidos no sistema de submissão, como descritos a seguir:

Eixos Específicos

EE1. Fisioterapia Cardiorrespiratória;
EE2. Fisioterapia em Terapia Intensiva;
EE3. Fisioterapia Traumato-Ortopédica
EE4. Fisioterapia Esportiva;
EE5. Fisioterapia Neurofuncional;
EE6. Fisioterapia Dermatofuncional;
EE7. Fisioterapia em Oncologia;
EE8. Fisioterapia em Gerontologia;
EE9. Fisioterapia Pélvica;
EE10. Fisioterapia do Trabalho;
EE11. Fisioterapia em Quiropraxia
EE12. Fisioterapia em Osteopatia;
EE13. Fisioterapia Aquática;
EE14. Fisioterapia em Acupuntura e Práticas Integrativas;
EE15. Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente;
EE16. Gestão e Inovação em Fisioterapia
EE.17. Fisioterapia em Saúde Coletiva

Eixos Transversais

ET1. Estudos teóricos, Área Básica e Experimental: Trabalhos relacionados a pressupostos teóricos básicos e gerais, ou trabalhos que utilizam modelos animais cujos resultados se aplicam à fisioterapia.

ET2. Políticas Públicas de Saúde: Trabalhos de caráter epidemiológico e/ou com foco em políticas públicas e/ou na assistência e cuidados no contexto da saúde coletiva, incluindo a promoção da saúde e da funcionalidade e prevenção de agravos em grupos populacionais com ou sem incapacidade.

ET3. Ensino e Educação: Trabalhos com foco na discussão teórico-prática acerca dos projetos políticos-pedagógicos de ensino em fisioterapia, formação do profissional fisioterapeuta e experiências permeadas pela prática baseada em evidências e diferentes metodologias de ensino-aprendizagem.

ET4. Modalidades/Técnicas de Fisioterapia: Trabalhos que envolvem processos de medida ou avaliação, instrumentação, relação entre desfechos ou intervenção direcionados à saúde e funcionalidade.

ET5. Cuidados Paliativos: Trabalhos que envolvem processos de medida ou avaliação, instrumentação, relação entre desfechos ou intervenção direcionados em pacientes inseridos em cuidados paliativos.

3.16 O autor que enviou o trabalho será notificado via e-mail registrado no sistema de inscrição acerca da aceitação ou rejeição do mesmo, no prazo estipulado no Item 1 desta normativa.

3.17 Os autores devem arcar com a taxa de submissão e de inscrição, além de outros custos associados com a viagem/deslocamento para apresentar o trabalho no XXV COBRAF.

3.18 Ao efetivar a submissão do trabalho, os autores concordam com todas as regras do evento explicitadas nestas Normas e autoriza a publicação do (s) trabalho (s) nos meios de divulgação do XXV COBRAF, sendo responsável pelo conteúdo apresentado.

3.19 Após a data final estipulada no Item 1, não haverá mais a possibilidade de submissão de trabalhos.

3.20 Para não perder o prazo de submissão, fique atento ao intervalo de tempo entre a compensação do pagamento e a disponibilização do formulário na sua área do inscrito que é de aproximadamente 3 (três) dias úteis.

4 - Preparação para o Resumo


4.1 Todas as informações do resumo serão inseridas em formulário eletrônico, na área de submissão do XXV COBRAF.

4.2 O título deve ser breve e sucinto, com no máximo 200 caracteres. Não inclua autores, instituições e marcas comerciais no título.

4.3 O resumo deve ser estruturado e composto obrigatoriamente pelos seguintes itens: Introdução; Objetivos; Método; Resultados; Conclusão; Descritores; Agradecimentos/Financiamentos (item opcional e que deve ser inserido após os descritores). O resumo deve ser redigido com limite de 2500 caracteres incluídos os espaços (contabilizando apenas o corpo do texto).

4.4 O objetivo deve ser redigido com clareza e deve ser coerente com a pergunta de pesquisa proposta pelo trabalho. A apresentação das hipóteses do estudo após os objetivos é opcional.

4.5 O método deve ser redigido em texto corrido e conter informações relativas ao desenho do estudo, à descrição dos participantes, aprovação do Comitê de Ética (número do CAAE ou registro na CEUA, deverá ser indicado apenas no local especificado no formulário de submissão), procedimentos de avaliação, desfechos (quando houver), breve descrição dos equipamentos utilizados, procedimentos da intervenção (quando houver) e análise estatística. Outras informações que se julgarem necessárias podem ser incluídas, conforme o tipo de estudo e a critério dos autores.

4.6 Os resultados devem apresentar os principais achados da pesquisa, com base em todo o procedimento descrito no método. Incluir resultados numéricos, para os estudos quantitativos, com indicação da significância (valor de P). As informações devem ser sucintas e objetivas.

4.7 A conclusão deve focar nos resultados encontrados e ter coerência com os objetivos propostos. Incluir as implicações práticas/clínicas do estudo, quando possível.

4.8 Os descritores são limitados a 3 (três) palavras e devem ser separados por ponto e vírgula. Recomenda-se aos autores que acessem a plataforma do DECS (Descritores em Ciências da Saúde: http://decs.bvs.br/) da BVS para seleção dos descritores a serem incluídos ao final do resumo;

4.9 O limite de autores estipulado por resumo será de oito (8). Coloque apenas o e-mail de contato do autor principal, ao final das afiliações e indicado por asterisco.

4.10 O resumo para relato de experiência em Gestão e Inovação em Fisioterapia deve ser estruturado e composto obrigatoriamente pelos seguintes itens: Título; Introdução; Descrição da experiência (incluir o método e linha do tempo das atividades realizadas); Impactos (descrever os impactos empresariais e/ou sociais do projeto); Considerações finais; Descritores; Agradecimentos/Financiamentos (item opcional e que deve ser inserido após os descritores). O resumo deve ser redigido com limite de 500 palavras (contabilizando apenas o corpo do texto). Para os trabalhos no eixo de Gestão e Inovação em Fisioterapia não é obrigatório o número do CAAE ou registro na CEUA.

4.11 O autor deverá informar as referências bibliográficas relativas ao trabalho submetido, sendo limitado informar de 3 a 5 referências.

4.12 Os resumos que não estiverem em conformidade com as regras de submissão serão automaticamente reprovados.

4.13 Todos os resumos aprovados serão incluídos nos anais do XXV COBRAF, com registro no sistema ISSN.

4.14 Os três (3) melhores trabalhos de cada modalidade de apresentação receberão certificados de mérito acadêmico e premiações.

5 - Critérios de julgamento dos trabalhos


5.1. Após o término da submissão, os trabalhos serão encaminhados aos pareceristas ad hoc para julgamento do mérito. O processo de avaliação será cego.

5.2. Os itens listados abaixo serão analisados e receberão notas de 0 a 10. A nota final do trabalho será calculada pela soma das notas atribuídas em cada item. Serão aceitos trabalhos com nota final maior ou igual a 40 (quarenta).

5.2.1. Atualidade, originalidade e relevância do tema;

5.2.2. Pertinência do título;

5.2.3. Introdução contextualizada;

5.2.4. Pertinência dos objetivos e coerência das hipóteses (quando houver);

5.2.5. Adequação, qualidade e descrição do método;

5.2.6. Relevância dos resultados e coerência com o método de modo a alcançar o(s)

objetivo(s) do estudo;

5.2.7. Fundamento, coerência e alcance da conclusão;

5.2.8. Relevância das implicações práticas e/ou clínicas advindas do estudo.

6 - Normas para apresentação de trabalhos


6.1. Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados na modalidade Oral ou Pôster.

6.2. Todos os trabalhos apresentados serão arguidos durante a realização do Congresso e concorrerão às premiações previstas no Item 7 destas normas;

6.3. Não será permitida alterações no dia e no horário estabelecidos pela comissão científica para as apresentações dos trabalhos aprovados.

6.4. Para a sessão de Pôster, as seguintes disposições devem ser observadas.

6.4.1. As sessões serão organizadas em horários e períodos pré-estabelecidos.

6.4.2. Os autores deverão permanecer junto ao seu pôster durante todo o período estabelecido da sessão, mesmo após ter sido arguido pela comissão avaliadora.

6.5. Para a sessão Oral, cada participante disporá de 8 minutos para a apresentação do trabalho seguidos de 2 minutos para arguição.

6.6 O congresso irá disponibilizar na Área do Inscrito dos participantes o modelo padrão de slides para a formatação da apresentação dos trabalhos aprovados na modalidade Oral e o modelo padrão com as orientações para confecção do Pôster.

7 - Premiação


7.1. Serão outorgados certificados de mérito acadêmico e entregues prêmios aos autores dos 3 (três) melhores trabalhos de cada modalidade de apresentação (Oral e Pôster).

7.2. A entrega da premiação será realizada no último dia do evento em local e horário a ser informado na abertura do XXV COBRAF.
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